Terra dos Encantados

De Clodoaldo Correa e Florêncio Almeida Vaz Filho, o filme mostra a história e a luta do movimento indígena, no baixo rio Tapajós (Oeste do Estado Pará), pela demarcação de seus territórios, educação e saúde, através de relatos de lideranças indígenas, autoridades e estudiosos. Frente ao avanço das madeireiras e do agronegócio, os indígenas resistem, com a força dos seus pajés e com as suas crenças nos seres encantados que vivem no fundo dos rios e nas florestas.

O filme nos leva a um universo de muita resistência e coragem, pois são 20 anos de reorganização indígena, que teve início com a criação do Grupo Consciência Indígena (GCI) em 1997, com a aldeia de Takuara em 1998 e com a criação do Conselho Indígena dos rios Tapajós e Arapiuns (CITA) em 2000. Com GCI e CITA à frente, os povos indígenas da região têm conseguido muitas conquistas, como a demarcação de parte das suas terras, educação diferenciada e até a anulação de uma sentença judicial que negava a sua existência como indígenas.

O filme pode ser visto integralmente online.

O Retorno da Terra

De Daniela Alarcon, o filme conta a história dos Tupinambá, que há dez anos esperam a conclusão do processo de demarcação de sua terra. Nesse quadro, vêm realizando ações coletivas conhecidas como retomadas de terras, recuperando numerosas áreas no interior de seu território que estavam em posse de não-indígenas. Por essa razão, têm sido alvos de criminalização e ataques violentos, tanto por parte do Estado brasileiro, como por indivíduos e grupos contrários à garantia de seus direitos. Para contar essa história, reunimos depoimentos e sequências gravadas em maio de 2014 na aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, sul da Bahia (Brasil), assim como imagens de arquivo. No filme, a história de expropriação e resistência dos Tupinambá é narrada segundo a perspectiva dos indígenas, para quem a terra pertence aos encantados, as entidades mais importantes de sua cosmologia.

O projeto do filme é melhor explicado em seu próprio site, onde pode ser integralmente visualizado.

Debate

A exibição dos filmes fará parte da programação principal do evento e será seguida por um debate com a antropóloga Dra. Flávia Cristina de Mello.